Pular para o conteúdo principal

Oficinas

Resumo das oficinas 2017


Oficina 1
Informes

Oficina 2 - Língua Portuguesa
Período: 06 a 09/02/2017
A Oficina 2 trouxe a proposição de se trabalhar com as narrativas. Para isso apresentou como discussão inicial uma linha do tempo imaginária mostrando as etapas percorridas pela língua escrita e o ato de contar histórias, destacando as várias etapas do desenvolvimento humano. Ressaltou as várias formas de narrativas: orais, escritas, visuais ou encenadas. Mostrou a subdivisão dos variados tipos: Romance, Novela, Conto, Crônica e Fábula. Elencou também os cinco elementos principais: enredo, personagens, tempo, espaço e narrador. Sugeriu como atividades a contação de histórias; leituras de textos identificando a pré-leitura, leitura e pós leitura; a identificação dos elementos da narrativa em textos diversos; entre outras.
Foram trabalhados os seguintes descritores:
D14 - Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
D07 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
D03 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
D02 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

OFICINA 3 - Matemática
Período: 20 a 24/02/2017
A Oficina 3 trouxe a as situações-problema como estratégia metodológica para o aprendizado da matemática. Com base em Piaget, discutiu os três tipos de conhecimento abordado por esse teórico: Conhecimento físico, aquele que pode ser conhecido pela observação; o Conhecimento social, que advém das convenções construídas pelas pessoas; o Conhecimento lógico-matemático, que consiste na coordenação de relações.
Trouxe como proposições principais as atividades com jogos: jogo do 31; quadrado mágico; variação do quadrado mágico; super quadrado mágico; variação do super quadrado mágico; Triângulo Mágico de 10, 17 e 20; Varal das expressões; Quadro Valor de Lugar; Cartas Sobrepostas; Divisão e multiplicação com paus de picolé e algoritmos.
Foram trabalhados os seguintes descritores:
D13 - Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional;
D15 - Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens;
D16 - Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial;
D17 - Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais;
D18 - Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais;
D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa);
D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

Oficina 04 – Língua Portuguesa
Período: 13 a 16/03/2017
Na Oficina 04 foi trabalhada a finalidade de textos de diferentes gêneros​. Destacou-se que o gênero textual exerce funções sociais específicas, que são pressentidas e vivenciadas pelos usuários da língua, sendo assim, é difícil precisar a quantidade de gêneros existentes.
Apresentou-se um quadro organizando os gêneros por suas características: narrativo, relato, argumentativo, expositivo e instrucional.
Como sugestões de atividades priorizou o trabalho de transformar um gênero textual em outro, considerando a ideia central dos exemplos dados.
Nessa Oficina foram abordados os seguintes Descritores:
D05 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.);
D09 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

Oficina 05 - Matemática
(breve)

Oficina 06 - Matemática
Período: 15 a 18 de maio de 2017
A Oficina 06 priorizou o estudo das frações. Lançou-se desafios aos professores envolvendo quantidade contínua e quantidade discreta, a fim de pensar melhores estratégias de trabalhar essas questões com os alunos.
Lançou-se problemas a serem trabalhadas com os alunos envolvendo situações reais, tais como: adição e subtração de números decimais envolvendo produtos da cesta básica, comparações de altura dos alunos, anúncios impressos, leitura de gráficos e outros.
A Oficina 06 trabalhou os seguintes descritores:
D21 - Identificar diferentes representações de um mesmo número racional;
D22 - Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica;
D23 - Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro;
D24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;
D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração;
D26 - Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

Oficina 07 - Língua Portuguesa
Período: 29/05 a 01/06/2017
A Oficina 07 traz como ênfase os pressupostos lógicos necessários para a construção de textos, procurando ver esses pressupostos ao distinguir assunto, tema e título.
Sugere como atividades o fornecimento de textos de gêneros diversos para a descoberta desses elementos. Sugere também atividades com textos lacunados a fim de se colocar os conectivos, elementos de coesão etc.
Descritores trabalhados:
D06 - Identificar o tema de um texto;
D08 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto;
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto no texto, marcadas por conjunções advérbios etc.
Acesse o material impresso aqui


Comentários